Autopoeta

Morar em Ecovila

Já Pensou em Morar em Uma Ecovila?

 

Texto de Evandro Sanguinetto, extraído do blog www.gaiaterranova.blogspot.com

 

 

Recentemente fizemos uma enquete rápida com a seguinte pergunta: Já pensou morar em uma vila com casas desse tipo, uma ecovila?

 

Oito pessoas responderam, duas (25%) dizendo que era seu sonho; outras 6 pessoas (75%) responderam que teriam que mudar muita coisa em suas vidas; por fim, nenhuma resposta para “isso é utopia” ou “é muito trabalhoso”.

 

Posso contar de nossa própria experiência, uma vez que fizemos o caminho inverso de nossos antepassados, que rumaram do interior para a cidade grande na década de 40 e 50 do século passado e hoje, na década 00 do novo século e milênio fazemos o caminho inverso, saindo da cidade grande para o interior. E fizemos isso buscando qualidade de vida, acreditando que não estamos condenados a uma vida de violência e isso não significa fuga, apenas o exercício de uma opção.

 

E é preciso dizer: é trabalhoso, dá medo, insegurança, momentos de sofrimento e angústia. Mas por outro lado, não fazer nada, permanecer na inércia, permanecer na cidade grande não nos levaria a um lugar melhor. Em 2001 fiz uma pesquisa e descobri que perto de 700 carros novos chegavam às ruas de São Paulo por dia. Hoje esse número é muito maior, com certeza, pois de lá pra cá triplicamos a produção de automóveis no pais. Relembrando as contas daquela época, 700 automóveis siginificariam uns 3,5 km de carros enfileirados chegando diariamente às ruas de Sampa. E, claro, não precisa ser gênio pra fazer um raciocínio rápido e entender que, em algum lugar de um futuro próximo a cidade vai parar, visto que chegam mais carros que ruas na megalópole. Em outras palavras, uma situação insustentável, pra usar a palavra desse início de século 21.

 

Vivi boa parte de minha vida, embora nascido no ABC paulista, em cidades pequenas. Mas a família não. E cresceram, como todo ser urbano de grande cidade, acreditando que só existe vida inteligente, cultura, educação, trabalho, renda e prosperidade nesses lugares. Fora de Sampa, Rio, Belo Horizonte, Curitiba, Ribeirão Preto, Campinas, etc, não existe vida inteligente. Acho que é parecido com a visão que alguns de paises ricos tem do Brasil. Acreditam que abrimos a janela e macacos pulam de galho em galho.

 

Aqui em casa precisou um revólver na cabeça por duas vezes para que a mãe e irmã se permitissem fazer a transição. Ainda bem que o fizeram de vida pra vida e não de vida pra morte, ou de vida pra cadeira de rodas, ou de vida para um vegetal na cama.

 

Mas não basta apenas mudar de cidade. O que se faz mais necessário é mudar de valores, conceitos, atitudes, pensamentos. Muito simples: fazer o que sempre fizemos e querer colher frutos diferentes é pura ilusão. Plante tomate e vai colher tomate. Plante feijão e vai colher feijão. Plante desarmonia, egocentrismo, violência (dita ou não dita), competição, fraude e vai colher… felicidade? vida tranquila? respeito? claro que não. Óbvio. Mas não enxergamos isso, não é? Trabalhamos cada vez mais para pagar contas cada vez mais impagáveis, feitas na tentativa de encher um buraco, um vazio interno que só faz crescer. O modelo está equivocado e é essa a mudança maior que temos a enfrentar. E mudar de cidade, de vida, de pensamento é só uma parte do processo.

 

E no final é tudo uma questão de escolha.

 

E as escolhas que fazemos são como sementes que plantamos. Ao escolher sair da cidade grande, decidimos plantar flores. E a lei nos ensina: vamos colher flores.

Anúncios

11 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Élide said, on setembro 13, 2009 at 6:36 pm

    Olá, gostaria de saber se ha algum site no qual eu possa encontrar uma lista de ecovilas.
    Partilho muito a ideia desta iniciativa e gostaria muito de morar em uma, mas tenho de escolher qual lugar seria melhor pra mim.
    Agradeço.
    Élide

  2. sergio said, on abril 22, 2011 at 11:20 am

    Tenho muita vontade de morar numa ecovila, não suporto mais morar na grande cidade.
    Obrigado vou pesquisar no site.
    Mas se quiser montar um ecovila conte amigo.
    abraço.

  3. waleska said, on agosto 11, 2011 at 3:04 pm

    gostaria de morar em uma ecovila mas não sei como procurar , moro em Lençóis na chapada diamantina ,e quero mudar para algum lugar mais ecologicamente correto , parece loucura ja que moro em um parque nacional ,mas infelizmente é uma triste realidade, se alguém tiver uma boa idéia , to jogando na rede e pro universo , ele sempre responde , obrigado

    • Alexandra said, on janeiro 3, 2014 at 11:11 am

      Oi Waleska… Jura q vc mora em lençóis e está nesta ansiedade? esta é a cidade q visitei e q tem uma energia singular!!!!!!!!!!!Já visitei 2 ecovilas. Me envie um e-mail p conversarmos! alexandraquino@hotmail.com

  4. Luzia barion said, on setembro 18, 2011 at 4:52 pm

    Por favor, ficaria imensamente feliz se compartilhassem comigo alguma respostas:
    1Onde morar ecologicamente correto?
    2Como ajudar com meu trabalho como forma de sustentabilidade?
    3Este lugar existe no brasil?
    4Como posso morar nesse “paraíso”?
    aBÇS CALOROSOS. l. bARION.

  5. Marco Strada said, on abril 29, 2012 at 12:46 pm

    Legal seu texto sobre a atitude de morar em contato com a natureza, em busca de harmonia e felicidade. Mas gostaria que me dissesse uma coisa, só isso mudou razoavelmente sua vida? depois de deixar o consumismo ficou mais feliz? ainda existe um vazio em sua vida? o que vc acha que ainda falta para ser feliz?

    Abraços, Marco Strada

  6. Eliana said, on outubro 27, 2015 at 2:59 pm

    O meu maior sonho é morar em uma ecovila, mas n sei por onde começar…..tenho q comprar um lote? Quais ecovilas ainda estão abertas para novos membros. …quem puder me ajudar por gentileza, liflorescer@hotmail.com, abraços à tdos.

  7. Eliana said, on outubro 27, 2015 at 3:04 pm

    Olá, meu grande sonho é morar em uma ecovila, mas tenho encontrado dificuldades, como faço para adquirir um lote, já q ecovilas em formação são coisas rararas, me ajudem por favor, abraços a tdos.

  8. Sandra said, on dezembro 28, 2015 at 7:51 pm

    Boa noite gostaria de saber se existe ecovilas na grande são Paulo? Outra duvida como morar em uma ecovila? Qual a forma de ser aceito? Obrigada good vibes!!!!

  9. Jorge said, on dezembro 12, 2016 at 11:32 am

    Somos um casal e Gostaria de parceria para montar uma ecovila ou alguma disponível no Paraná , São José dos Pinhais, Morretes ou Santa Catarina. Entrem em contato. Zap 9860-6475.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: